1º Curso Internacional de
Regência do Rio de Janeiro
De 26/01 a 7/02/2026
O 1º Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro é um curso inédito focado na regência como arte e na formação de novos regentes - função de extrema importância para o desenvolvimento da Arte Musical, especialmente a Música de Concertos. Sob a direção do renomado maestro Ricardo Rocha, um dos mais requisitados do Brasil, o curso visa preencher uma importante lacuna na formação de regentes no país, e se tornar uma referência brasileira no calendário internacional dos cursos dedicados a essa matéria.
É voltado para estudantes e professores de Regência e Música em geral, assim como regentes profissionais.
O curso é uma parceria do maestro Ricardo Rocha - fundador, diretor e regente da Cia Bachiana Brasileira, com a Escola de Música Villa-Lobos e a Funarj - Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro.
O curso terá duas semanas de duração e acontecerá no final de janeiro de 2026, em dois locais: nas instalações da Escola de Música Villa-Lobos (aulas teóricas) e numa importante sala de concertos da cidade (ensaios e concerto de encerramento).
Uma oficina como Escola da Arte da Regência
O 1º Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro propõe se tornar se a oficina anual de uma Escola de Regência autoral, que foi desenvolvida como arte e expressão própria ao longo dos últimos 30 anos, período em que o maestro Ricardo Rocha formou dezenas de jovens regentes que hoje fazem carreira profissional.
Os fundamentos da regência são baseados não apenas numa técnica gestual precisa para a condução de diferentes conjuntos, mas principalmente na eficiência e no poder dos gestos como indutores da interpretação, uma vez que, nesta arte, o que efetivamente importa é menos a condução e mais a indução do discurso musical. Este processo começa com a abordagem das obras através de sua análise estrutural e consequente identificação de padrões, cujo mapeamento permitirá a compreensão correta do texto, do pensamento do compositor e o encontro das soluções de regência para cada título do repertório, e suas passagens mais complexas.
​
O curso, em sua primeira edição, é um oportunidade única para maestros e estudantes de regência interessados em entender a direção musical sob a perspectiva de uma lente diversa e livre de clichês no exercício da liderança do regente, a qual precisa inspirar ao invés de impor, exercer autoridade pessoal sem autoritarismo, ser sério sem ser sisudo, e empático sem afetação e lisonjas.
O curso contará com três pianistas acompanhadores para as aulas voltadas à prática interna da regência, assim como com uma renomada pianista solista para o concerto de piano. Por fim, contará com a Orquestra Bachiana Brasileira para o trabalho de ensaios e apresentação dos regentes ativos, os quais competirão em etapas até a seleção final dos escolhidos para o Concerto de Encerramento, evento GRATUITO e aberto ao público a ser realizado numa importante sala de concertos da cidade do Rio de Janeiro.
​
O curso será ministrado em português, e se necessário, também em espanhol.​​​​​​​